O que é Metainteligência Emocional? Por Pedro Cordier

 In Meta inteligência Emocional

O que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional é a capacidade que nos permite perceber, controlar e expressar as nossas emoções de forma assertiva.

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD pela Universidade de Harvard, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

  • Autoconhecimento emocional
  • Controle emocional
  • Automotivação
  • Empatia
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Se para Goleman,

um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade

the-inner-game-coach-pedro-cordier-metainteligencia-emocional-imagepat-mente-top-down-botton-up

Prof. Pedro Cordier ministrando treinamento de MetaComunicação para as lideranças da rede de laboratórios IMAGEPAT.

para Pedro Cordier, professor, escritor, coach com certificação da The Inner Game International School by Tim Gallwey e cocriador da metodologia Metainteligência Emocional,

um indivíduo emocionalmente metainteligente é aquele que consegue não somente identificar, mas, através da elevação da sua consciência, consegue perceber seu estado emocional e utilizar melhor suas emoções, aumentando a efetividade dos resultados desejados“.

O prefixo Meta significa ‘ir além’; ‘transcender’ ou ‘fazer uma reflexão crítica sobre algo’.

O que é Metainteligência Emocional?

Metainteligência Emocional é a metodologia de Autoconhecimento com bases em Psicologia, PNL, Filosofia, Coach e Neurociência, que ajuda o ser humano a ajustar o direcionamento da sua vida, não somente pela meta que ele deseja atingir ou pelo sonho que ele quer realizar, mas pelo redescobrimento da sua própria essência.

A metodologia Metainteligência Emocional se propõe a ir além da inteligência emocional, com o objetivo de nos ajudar a entender e lidar melhor com as nossas emoções e a dos outros.

Ou seja, ela nos permite a autoconexão e a elevação da consciência para descobrir quem realmente somos e qual a diferença que podemos fazer no mundo.

O prefixo “meta” nos remete a um posicionamento futuro, um estado desejado que se faz ao mesmo tempo de parâmetro e estímulo. A escritora Ella Wheeler disse o seguinte:

“Um barco sai para o leste, outro para o oeste, levados pelo mesmo vento que sopra. É a posição das velas, e não o sopro do vento, que determina o caminho que eles seguem. Assim também são os nossos caminhos na vida, é a posição da nossa alma que determina a meta, e não os acontecimentos do mundo.”

Benefícios da Metainteligência Emocional

Esta descoberta nos permite nos aceitar melhor, desenvolver nossas potencialidades, redefinir e ressignificar emoções negativas e, consequentemente, identificar melhores escolhas, tomando atitudes que possam transformar o nosso caminho a partir daí.

Ir além da inteligência emocional nos permite o acesso, o aprofundamento e a utilização do autoconhecimento emocional, quando aprendemos a elevar a nossa consciência e aprimoramos nossas respostas ao mundo, com foco em nossas particularidades.

Acessando também nossas outras inteligências – física, mental e espiritual – nossa contribuição para o mundo passará a ser única e sincronizada com o que acreditamos, com nossa razão de existir, com nosso propósito de vida, com nosso IKIGAI.

Mudança de paradigma: Da escassez à abundância

Costumamos dizer que estamos em busca da felicidade, no entanto, nos deixamos levar pela realização automática das tarefas e pouco direcionamos o nosso foco para o PORQUE de estarmos fazendo o que estamos fazendo. Fazemos o que fazemos sem questionar.

Os resultados estão mais para uma sobrevivência, uma vida sem sentido, cheias de “ter que“, do que para uma vivência, cheia de conexões, experimentações e sentido.

Acessando um nível elevado de consciência, percebemos uma mudança profunda de paradigma: da escassez à abundância. Da escassez, que faz da vida uma eterna luta e que desencadeia a competição desenfreada no mundo dos negócios e entre as pessoas, para a abundância que motiva a colaboração, o compartilhamento e desperta o melhor em cada um de nós, pois, sabemos que não existe a necessidade de estocar, de “tirar a minha parte“.

Se acredito e vivo a abundância, tiro o foco do ego e coloco no outro. Num jogo de ganha-ganha-ganha…

E se conseguíssemos nos livrar dessa crença limitante chamada escassez? E se deixássemos de nos ver incompletos, vazios e cheios de queixas sobre o outro, sobre o mundo, sobre a vida e escolhêssemos o paradigma da abundância?

E se passássemos a nos enxergar como seres cheios de vida, com grandes potenciais a serem explorados, repletos de amor e com infinitas possibilidades de realizações? Como seria o mundo que enxergaríamos a partir do olhar da positividade, da felicidade e da gratidão?

Quando este novo paradigma, o da abundância, toma conta dos nosso pensamentos e preenche nossos corações com esses novos sentimentos, passamos a agir de modo transformador, seja em nossas casas, seja em nossas organizações, gerando todo tipo de benefício: do financeiro ao motivacional.

Eu lucro. O outro lucra. A empresa lucra. O mercado lucra. O mundo ganha!

professor-psicoterapeuta-pedro-cordier-metainteligencia-emocional-encontros-da-cultura-87-foto-02

Prof.Pedro Cordier palestrando para mais de 200 pessoas sobre Metainteligência Emocional.

Metainteligência Emocional: a chave para o crescimento

A educação atual, foca em desenvolvimento de competências e, nos ajuda a beber um CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) incompleto, pois, nos oferece uma bebida composta de:

  • 80% de C (conhecimento – saber),
  • apenas 20% de H (habilidade – saber fazer)
  • e  com 0% de A (atitude – querer fazer, ou seja, o nosso comportamento).

Já a Metainteligência emocional, sem desprezar o Conhecimento, foca nas Habilidades e,principalmente, na Atitude.

É o foco no comportamento – que precisamos desenvolver para alcançar nossos objetivos e mudar as nossas vidas – que vai equacionar os ingredientes do CHA.

Tudo isso, aliado a uma Visão Estratégica, que nos tira do operacional e nos faz ser observadores de nós mesmos, das situações e do mundo. Com isso, teremos a CHAVE que abrirá as portas necessárias para o nosso crescimento.

Os quatro pilares para o desenvolvimento de nossas inteligências

Precisamos desenvolver nossas inteligências com a disciplina da Persistência (física), o alcance da Visão Estratégica (mental), a paixão da Coragem (emocional) e a elevação da Consciência (espiritual), nos desenvolvendo de forma ontológica e sistêmica.

Aprendemos a perceber e mudar paradigmas, a lidar com problemas e frustrações, a identificar oportunidades de aprendizado em toda e qualquer situação de nossas vidas e a lidar com o Jogo Interior que acontece em nossas mentes.

Partindo do pressuposto que as relações comerciais, em qualquer âmbito, iniciam com base no Conhecimento e nas Habilidades e são finalizadas por causa de Atitudes e falta de Visão Estratégica, quanto melhor eu me conheço e sei lidar com as minhas emoções, mais eu estou preparado para ser contratado e permanecer na empresa, visando uma carreira corporativa, ou para realizar um negócio e fazê-lo crescer e prosperar.

A eficiência e a eficácia dos resultados que obtemos é diretamente proporcional à qualidade de nossas conexões conosco, com o outro e com o mundo. Quanto mais desenvolvemos a nossa empatia, mais aprendemos a nos relacionar e mais resultados positivos alcançaremos.

Resumo do conceito da metodologia Metainteligência Emocional

Através da autoconexão, elevamos a nossa consciência e nos libertamos dos paradigmas e crenças limitantes, aumentando a nossa capacidade de nos automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

Consequentemente, ampliamos a nossa capacidade de escutar melhor e a fazer melhores escolhas, abrindo espaço para a prática da inteligência emocional em nossas vidas.

A Metainteligência Emocional nos leva a um estado de aprendizado potencial, onde passamos a entender o Jogo Interior que acontece em nossa mente, a entender e utilizar nossas emoções a nosso favor e a perceber todo e qualquer momento como uma oportunidade de crescimento.

E então… Vamos juntos?

 

….

 

Pedro Cordier é professor de MBA, Pós Graduado em Coaching, Pós Graduado em Jornalismo, Pós Graduando em Psicologia Positiva, PNL Master Coach, The Inner Game Coach, Hipnólogo Clínico, Master Practitioner em TLT®, Professor e Instrutor de Mindfulness Funcional, PSICOTERAPEUTA filiado ao @CONBRAPSI e Palestrante TEDx.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Prof. PEDRO CORDIER? Siga ele no Instagram.

Assista ao TEDx O Poder da Escutatória:

.

Recommended Posts

Leave a Comment

Entre em Contato

Nos envie um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

pedro-cordier-metainteligencia-emocional-tedx-o-poder-da-escutatoria-escutoterapia
Open chat
Estamos na Escuta!
Oiii! :)

Em que podemos ajudar?

Pode falar sobre sua necessidade. Teremos o maior prazer em ESCUTAR você!
Powered by