O que é Metainteligência Emocional? Por Pedro Cordier

 In Meta inteligência Emocional

O que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional é a capacidade que nos permite perceber, controlar e expressar as nossas emoções de forma assertiva.

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD pela Universidade de Harvard, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

  • Autoconhecimento emocional
  • Controle emocional
  • Automotivação
  • Empatia
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Se para Goleman,

um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade

meta-inteligencia-emocional-coach-professor-pedro-cordier-the-inner-game-coaching-psicologia-positiva-036

Pedro Cordier, The Inner Game Coach

para Pedro Cordier, professor, escritor, coach com certificação da The Inner Game International School by Tim Gallwey e cocriador da metodologia Metainteligência Emocional,

um indivíduo emocionalmente metainteligente é aquele que consegue não somente identificar, mas, através da elevação da sua consciência, consegue perceber seu estado emocional e utilizar melhor suas emoções, aumentando a efetividade dos resultados desejados“.

O prefixo Meta significa ‘ir além’; ‘transcender’ ou ‘fazer uma reflexão crítica sobre algo’.

O que é Metainteligência Emocional?

Metainteligência Emocional é a metodologia de Autoconhecimento com bases em Psicologia, PNL, Filosofia, Coach e Neurociência, que ajuda o ser humano a ajustar o direcionamento da sua vida, não somente pela meta que ele deseja atingir ou pelo sonho que ele quer realizar, mas pelo redescobrimento da sua própria essência.

A metodologia Metainteligência Emocional se propõe a ir além da inteligência emocional, com o objetivo de nos ajudar a entender e lidar melhor com as nossas emoções e a dos outros.

Ou seja, ela nos permite a autoconexão e a elevação da consciência para descobrir quem realmente somos e qual a diferença que podemos fazer no mundo.

O prefixo “meta” nos remete a um posicionamento futuro, um estado desejado que se faz ao mesmo tempo de parâmetro e estímulo. A escritora Ella Wheeler disse o seguinte:

“Um barco sai para o leste, outro para o oeste, levados pelo mesmo vento que sopra. É a posição das velas, e não o sopro do vento, que determina o caminho que eles seguem. Assim também são os nossos caminhos na vida, é a posição da nossa alma que determina a meta, e não os acontecimentos do mundo.”

Benefícios da Metainteligência Emocional

Esta descoberta nos permite nos aceitar melhor, desenvolver nossas potencialidades, redefinir e ressignificar emoções negativas e, consequentemente, identificar melhores escolhas, tomando atitudes que possam transformar o nosso caminho a partir daí.

Ir além da inteligência emocional nos permite o acesso, o aprofundamento e a utilização do autoconhecimento emocional, quando aprendemos a elevar a nossa consciência e aprimoramos nossas respostas ao mundo, com foco em nossas particularidades.

Acessando também nossas outras inteligências – física, mental e espiritual – nossa contribuição para o mundo passará a ser única e sincronizada com o que acreditamos, com nossa razão de existir, com nosso propósito de vida, com nosso IKIGAI.

Mudança de paradigma: Da escassez à abundância

Costumamos dizer que estamos em busca da felicidade, no entanto, nos deixamos levar pela realização automática das tarefas e pouco direcionamos o nosso foco para o PORQUE de estarmos fazendo o que estamos fazendo. Fazemos o que fazemos sem questionar.

Os resultados estão mais para uma sobrevivência, uma vida sem sentido, cheias de “ter que“, do que para uma vivência, cheia de conexões, experimentações e sentido.

Acessando um nível elevado de consciência, percebemos uma mudança profunda de paradigma: da escassez à abundância. Da escassez, que faz da vida uma eterna luta e que desencadeia a competição desenfreada no mundo dos negócios e entre as pessoas, para a abundância que motiva a colaboração, o compartilhamento e desperta o melhor em cada um de nós, pois, sabemos que não existe a necessidade de estocar, de “tirar a minha parte“.

Se acredito e vivo a abundância, tiro o foco do ego e coloco no outro. Num jogo de ganha-ganha-ganha…

E se conseguíssemos nos livrar dessa crença limitante chamada escassez? E se deixássemos de nos ver incompletos, vazios e cheios de queixas sobre o outro, sobre o mundo, sobre a vida e escolhêssemos o paradigma da abundância?

E se passássemos a nos enxergar como seres cheios de vida, com grandes potenciais a serem explorados, repletos de amor e com infinitas possibilidades de realizações? Como seria o mundo que enxergaríamos a partir do olhar da positividade, da felicidade e da gratidão?

Quando este novo paradigma, o da abundância, toma conta dos nosso pensamentos e preenche nossos corações com esses novos sentimentos, passamos a agir de modo transformador, seja em nossas casas, seja em nossas organizações, gerando todo tipo de benefício: do financeiro ao motivacional.

Eu lucro. O outro lucra. A empresa lucra. O mercado lucra. O mundo ganha!

001-meta-inteligencia-emocional-pedro-cordier-coaching-ana-beatriz-vasconcelos-psicologia-positiva-CAPA

Metainteligência Emocional: a chave para o crescimento

A educação atual, foca em desenvolvimento de competências e, nos ajuda a beber um CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) incompleto, pois, nos oferece uma bebida composta de:

  • 80% de C (conhecimento – saber),
  • apenas 20% de H (habilidade – saber fazer)
  • e  com 0% de A (atitude – querer fazer, ou seja, o nosso comportamento).

Já a Metainteligência emocional, sem desprezar o Conhecimento, foca nas Habilidades e,principalmente, na Atitude.

É o foco no comportamento – que precisamos desenvolver para alcançar nossos objetivos e mudar as nossas vidas – que vai equacionar os ingredientes do CHA.

Tudo isso, aliado a uma Visão Estratégica, que nos tira do operacional e nos faz ser observadores de nós mesmos, das situações e do mundo. Com isso, teremos a CHAVE que abrirá as portas necessárias para o nosso crescimento.

Os quatro pilares para o desenvolvimento de nossas inteligências

Precisamos desenvolver nossas inteligências com a disciplina da Persistência (física), o alcance da Visão Estratégica (mental), a paixão da Coragem (emocional) e a elevação da Consciência (espiritual), nos desenvolvendo de forma ontológica e sistêmica.

Aprendemos a perceber e mudar paradigmas, a lidar com problemas e frustrações, a identificar oportunidades de aprendizado em toda e qualquer situação de nossas vidas e a lidar com o Jogo Interior que acontece em nossas mentes.

Partindo do pressuposto que as relações comerciais, em qualquer âmbito, iniciam com base no Conhecimento e nas Habilidades e são finalizadas por causa de Atitudes e falta de Visão Estratégica, quanto melhor eu me conheço e sei lidar com as minhas emoções, mais eu estou preparado para ser contratado e permanecer na empresa, visando uma carreira corporativa, ou para realizar um negócio e fazê-lo crescer e prosperar.

A eficiência e a eficácia dos resultados que obtemos é diretamente proporcional à qualidade de nossas conexões conosco, com o outro e com o mundo. Quanto mais desenvolvemos a nossa empatia, mais aprendemos a nos relacionar e mais resultados positivos alcançaremos.

Resumo do conceito da metodologia Metainteligência Emocional

Através da autoconexão, elevamos a nossa consciência e nos libertamos dos paradigmas e crenças limitantes, aumentando a nossa capacidade de nos automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

Consequentemente, ampliamos a nossa capacidade de escutar melhor e a fazer melhores escolhas, abrindo espaço para a prática da inteligência emocional em nossas vidas.

A Metainteligência Emocional nos leva a um estado de aprendizado potencial, onde passamos a entender o Jogo Interior que acontece em nossa mente, a entender e utilizar nossas emoções a nosso favor e a perceber todo e qualquer momento como uma oportunidade de crescimento.

E então… Vamos juntos?

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

Nos envie um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search